Atitude RH
Atitude RH

Acesso Rápido

Atendimento

Atendimento On-Line
Restrito à Clientes

Estatísticas

Data 23/09/2017
Acessos : 4439

Desenvolvimento


Notícias
Formato PDF Versão para Impressão Enviar por E-mail
Banners
DIEESE - Estudos e Pesquisas nº 83 – março de 2017 - Balanço das negociações dos reajustes salariais de 2016

Atitude Desenvolvimento Empresarial Ltda

 

 
 

O DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, por meio do Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-DIEESE), apresenta os resultados das negociações dos reajustes salariais de 2016.

Foram analisados os reajustes de 714 unidades de negociação da indústria, do comércio e dos serviços do setor privado e de empresas estatais em quase todo o território nacional.

Os dados mostram que apenas 19% dos reajustes analisados resultaram em ganhos reais aos salários, segundo comparação com a variação dos preços medida pelo INPC-IBGE1.

Cerca de 44% dos reajustes tiveram valor igual à variação do índice de inflação e os demais 37% ficaram abaixo.

A variação real média foi negativa: 0,52% abaixo da inflação.
 

Resultados
 

O quadro das negociações salariais analisado pelo DIEESE em 2016 revela o agravamento da situação captada no balanço dos reajustes de 2015.

Em 2015, o percentual de negociações com reajuste acima da inflação foi de 51%. Esse dado já revelava queda significativa em relação aos resultados apurados nos anos anteriores (Gráfico 1). Para efeito de comparação, entre 2005 e 2014, o percentual de negociações com aumento real nunca foi inferior a 70%; e, se excetuados os anos de 2005, 2008 e 2009, nunca inferior a 86%.

Em 2016, a situação se agrava e o percentual de reajustes acima da inflação atinge o menor patamar desde que o DIEESE deu início à divulgação da série dos balanços anuais dos reajustes. A proporção de reajustes acima da variação do INPC de 2016 é somente comparável à observada em 2003: ambas próximas a 19%.

No que se refere aos reajustes abaixo da inflação – sempre na comparação com a variação do INPC –, a proporção praticamente dobrou em relação ao ano anterior: representava 19% das negociações em 2015 e passou, em 2016, a quase 37%.


 

1 Índice Nacional de Preços ao Consumidor, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

[...]

continuar lendo...

 

 

Divulgação

 

 

Fonte: DIEESE

 
 

 

Atitude RH

Anúncios

Quarta Informática Sistemas Integrados para Recursos Humanos
Assessoria em gfip / sefip, Regularização, Retificação, gfip, sefip, cnd, ptc, rde, rdt, rrdd, fgts, GFIP/SEFIP, fisco, certidão negativa
Conheça os Projetos de Lei, Ações Civis Públicas e Atividades Sociais desenvolvidos por nós, para que o Consumidor seja respeitado.

Parceiros

Contabilidade
Atitude RH